Professor e cineasta. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Brasília e Mestre em Cinema e Vídeo (MFA) pela School of The Art Institute of Chicago. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Consultor e assessor de comunicação do WWF – Fundo Mundial para Natureza (1997-98).
Disciplinas ministradas na graduação: Oficina de Argumento e Roteiro, Montagem e Edição, Linguagens da Comunicação I e Direção.
Linha de Pesquisa: Imagem e Som.
Áreas de Pesquisa: cinema e narrativa.
Projeto de pesquisa: Além da linearidade – o uso de elementos não-lineares na renovação da narrativa cinematográfica
Produção recente:
Direção do filme de longa-metragem Simples Mortais (2007) com patrocínio do Programa Petrobras Cultural e lançamento comercial nacional nas salas de cinema previsto para outubro de 2010.
Direção dos filmes de curta-metragem ficionais premiados O Perfumado (2002) e O Jardineiro do Tempo (2001) e do aclamado documental sobre os sem-terra Por Longos Dias (1998). Esse documentário recebeu prêmios em vários festivais no Brasil (Melhor Filme no Festival de Curitiba 99), foi selecionado em mais de 20 festivais internacionais (Clermont-Ferrand, Trieste, Siena, Munique e Berlim) e exibido em televisões do Brasil, Portugal e Austrália.
Prêmios recentes: com o filme Simples Mortais – Melhor Filme de Ficção pelo Júri Popular no 16º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo no Rio de Janeiro, jun/2009; Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante no 12º Cine-PE, Festival Audiovisual do Recife, mai/2008; Câmara Legislativa do Distrito Federal de Melhor Filme de longa-metragem de Brasília no 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, nov/2007.
E-mail: prof.giuntini@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4095902155435194
O prof. Mauro deu a parte de Cinema na disciplina Linguagens da Comunicação I, no primeiro semestre. Para quem está interessando em um texto mais “sociológico”, com a história da evolução da narrativa cinematográfica, recomendo fortemente o texto “Narrativa e os Meios”, de sua autoria.